Marina Sena encanta público na primeira edição da Parada Day em Teresina
Evento reuniu coletivos, secretarias e artistas piauienses em celebração com inclusãoA primeira edição da Parada Day foi realizada neste domingo (14/09), no Parque Potycabana, em Teresina, encerrando uma semana de celebrações à diversidade e cidadania. O evento contou com shows, apresentações artísticas e a oferta de serviços gratuitos à população, reafirmando o compromisso com a inclusão e os direitos da população LGBTQIA+ no Piauí. E claro, a atração principal da noite, a cantora Marina Sena, fez uma apresentação que encantou a todos no Parque Potycabana.
Rodrigo Amorim, secretário de Cultura do Piauí, destaca a relevância da Parada Day para a valorização da diversidade e da cultura local. "Esse evento nasce de um coletivo que já desenvolve trabalhos sociais importantes e que se uniu para realizar uma grande festa de inclusão. Aqui vemos serviços de saúde, segurança, gastronomia e feira de artesanato, além da valorização dos nossos artistas, já que mais de 90% das atrações são piauienses. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e de emendas parlamentares, apoia iniciativas como essa para garantir que a população se sinta parte do processo. É um momento de celebração, cidadania e afirmação dos direitos LGBTQIA+", afirma.
Fábio Novo, deputado estadual, ressalta o compromisso de apoiar iniciativas que promovem inclusão e fortalecem a cultura no Piauí. "A Parada Day nasceu do diálogo com coletivos que pensaram em valorizar o Parque Potycabana, gerar renda com a feira e a gastronomia, além de oferecer serviços de saúde, segurança e inclusão. Eu acredito que só construiremos uma sociedade justa quando incluirmos todos os públicos, especialmente a população LGBT, que historicamente sofreu discriminação. Nosso mandato sempre defendeu essa bandeira, seja por meio de leis ou de apoio a eventos como este, que dão visibilidade, reafirmam direitos e mostram que essas pessoas existem e têm lugar na sociedade", declara.
Além dos diversos shows, feira criativa e praça de alimentação, o evento contou ainda com stands de secretarias do Governo do Estado do Piauí, prestando serviços à população.
Paula de Moura, gerente na Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), destaca a atuação do órgão durante a Parada Day. "A SSP está presente com policiamento interno e ao redor do evento, mas também com ações de prevenção contra a LGBTfobia. Temos uma coordenação específica voltada à proteção da população LGBTQIA+ e, hoje, estamos reforçando a divulgação do Disque Cidadania, canal de denúncia para casos de violência ou discriminação. Nosso trabalho é garantir a segurança ostensiva, mas também atuar na prevenção, assegurando que todos possam participar com tranquilidade", explica.
Brenda Félix, coordenadora do Centro de Referência LGBT da Sasc, ressalta os serviços disponibilizados durante a Parada Day. "Estamos oferecendo orientação jurídica e psicológica, além do atendimento para emissão da Carteira de Nome Social, retificação de nome e gênero e contratos de união afetiva, tudo de forma gratuita. Esses serviços são garantidos pelo Centro de Referência, que também funciona em nossa sede de segunda a sexta-feira, sempre com o objetivo de acolher e apoiar a população LGBTQIA+", afirma.
Vitor Kozlowski, coordenador do comitê Aqui Tem Lugar para LGBT do Governo do Piauí, explica a atuação do grupo durante a Parada Day. "O comitê é vinculado à Sasc e integra diferentes órgãos do Estado para fortalecer as políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. Aqui no evento, estamos apresentando serviços como o Ambulatório Trans da Sesapi, o Centro de Referência Raimundo Pereira da Sasc e o Disque Cidadania da Secretaria de Segurança Pública, além de outras ações. Nosso objetivo é articular, monitorar e planejar iniciativas que garantam direitos e promovam inclusão", destaca.
Karol Pinheiro, artista visual, fala sobre a relevância da Parada Day para a cultura e a diversidade no Piauí. "A importância desse evento é enorme, principalmente por acontecer aqui na Potycabana, um espaço que há muito tempo não recebia algo desse porte. Para nós, tornou-se um ambiente seguro e acolhedor, em que todos podem se sentir confortáveis e à vontade. É muito bom ver que deu certo e que conseguimos ocupar esse espaço com tanta energia positiva", comenta. "E a expectativa para o show da Marina Sena está lá em cima. Esperávamos muito por esse momento e poder assistir de graça dentro da Parada Day torna tudo ainda mais especial", acrescenta.
Cecília Brandão, jornalista, ressalta a relevância da Parada Day para a cultura e a economia criativa no Piauí. "Um evento como esse é de suma importância porque contempla uma comunidade que muitas vezes não é tão assistida ao longo do ano. a Parada valoriza artistas nacionais e dá representatividade, tornando o evento ainda mais especial", afirma. "A expectativa para o show da Marina Sena está altíssima, acredito que será incrível e estou muito animada para esse momento", acrescenta.
Veja o vídeo: