Brasil tem cerca de 16 milhões de pessoas morando na favela; 8,1% da população
A Região Norte concentra a maior proporção de sua população vivendo em favelasO Brasil bateu a expressiva marca de 16,4 milhões de pessoas morando na favela, popularmente conhecida como comunidade. Esses dados foram divulgados, nesta sexta-feira (8/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Parte do crescimento, segundo o IBGE, decorre da melhoria na coleta dos dados. O número representa 8,1% da população do país, um aumento em relação aos 6% de 2010.
A Região Norte concentra a maior proporção de sua população vivendo em favelas, com 19%. Em Belém e Manaus, mais da metade da população reside em comunidades. Além disso, a maioria das favelas (72,5%) é composta por até 500 domicílios.
Os moradores de favelas são, em média, mais jovens e têm maior proporção de pessoas negras em comparação com o restante da população brasileira.
As favelas também apresentam uma maior quantidade de templos religiosos e uma menor oferta de unidades de saúde, se comparadas à média nacional.
De acordo com o IBGE, essas comunidades estão concentradas ao longo da faixa litorânea, na região da calha do Rio Amazonas e em áreas de expansão da fronteira agrícola.