Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

CCJ aprova porte de arma para agentes que lidam com jovens infratores

O projeto de lei prevê isenção de taxas de registro e manutenção de armas por parte dos servidores
Conecta Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, um projeto de lei que permite o porte de armas de fogo para agentes de segurança socioeducativos, que atuam com jovens infratores, além de oficiais de justiça. O projeto de lei prevê isenção de taxas de registro e manutenção de armas por parte dos servidores. 

Foto: ReproduçãoCCJ aprova porte de arma para agentes que lidam com jovens infratores
CCJ aprova porte de arma para agentes que lidam com jovens infratores

Como a matéria foi aprovada em caráter terminativo, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá diretamente para análise da Câmara dos Deputados. O projeto de lei 4.256 de 2019 é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

“O fato é que esses agentes socioeducativos desempenham um trabalho essencial, colocando em risco suas vidas, sua integridade física e moral, assim como a de suas famílias e da sociedade. Em caso de uma invasão em uma unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei, os mais afetados serão esses agentes”, destacou o parlamentar.

O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826 de 2003), que regula a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo no Brasil. O relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), aceitou emendas que também incluem os oficiais de justiça como categoria com direito ao porte de arma.

Comente