Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Lula passa por novo procedimento para evitar sangramento e já está acordado

A previsão de alta da UTI permanece para esta quinta-feira, conforme o cronograma inicial
Conecta Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou na manhã desta quinta-feira (12/12) um procedimento médico para prevenir um novo sangramento na cabeça. Segundo a equipe médica, a intervenção foi bem-sucedida.

"O procedimento acabou de acabar, foi com sucesso, [a gente] conseguiu embolizar aquela artéria. (...) O presidente está acordado e conversando", informou o médico Roberto Kalil logo após o término da intervenção, que começou por volta das 7h10 e durou menos de uma hora.

Foto: Reprodução/Ricardo StuckertPresidente Lula
Presidente Lula

Embora o procedimento seja considerado parte do protocolo pós-cirúrgico, ele não é uma cirurgia convencional, mas sim um "procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)", destacou a equipe médica. A previsão de alta da UTI permanece para esta quinta-feira, conforme o cronograma inicial.

Aos 79 anos, Lula passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro no banheiro de sua residência.

De acordo com Kalil, a decisão pelo novo procedimento já estava sendo discutida desde a quarta-feira (11). "Já estava sendo discutido como complemento. Esse tipo de embolização é um tipo de cateterismo. Ele vai embolizar a artéria meníngea porque, quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento", explicou o médico.

Comente