Retorno do horário de verão em novembro pode ser uma realidade, diz ministro
A declaração foi feita pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira em coletiva de imprensaO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (02/09), a possibilidade de retorno do horário de verão em novembro, caso o cenário de estiagem do Brasil não melhore até novembro.
Apesar de uma decisão ainda não ter sido oficialmente tomada, Silveira já conversou com representantes das companhias aéreas, indicando que as discussões estão em andamento.
“O horário de verão é uma possibilidade real, mas a decisão não está tomada; me reuni com as empresas aéreas, se o quadro não melhorar o atual quadro nos próximos dias, a possibilidade do horário de verão pode se tornar uma realidade muito premente”, disse.
O horário de verão, que adiantava os relógios em uma hora, costumava ser adotado em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, além de outras regiões mais distantes da Linha do Equador, onde a alteração fazia mais sentido por conta da variação de luz ao longo do dia.
Silveira destacou que a extinção do horário de verão, decidida pelo governo anterior, foi motivada por razões ideológicas, o que, segundo ele, pode não ter levado em consideração os benefícios práticos da medida.