Vale assina acordo para produção de hidrogênio verde para siderurgia no Brasil
Mega Hub Vale visa criar centros industriais para produção de aço com baixo carbonoA empresa Vale e a GEP (Green Energy Park) firmaram uma parceria, nesta terça-feira (01/10), para criar uma unidade de produção de hidrogênio verde no Brasil. O objetivo é atrair empresas que forneçam materiais para ajudar na descarbonização da indústria siderúrgica europeia.
Essa é a segunda vez que a Vale faz esse tipo de acordo, aproveitando energia renovável brasileira para transformar minério de ferro em um produto chamado HBI (hot-briquetted iron, ou "ferro-esponja"), que pode reduzir até 80% das emissões de carbono na produção de aço.
A parceria faz parte do projeto Mega Hub da Vale, e que visa criar centros industriais para a produção de aço com baixo carbono. A GEP será responsável por produzir o hidrogênio verde e outro parceiro transformará o minério dem HBI.
Ainda não se sabe onde será a nova unidade ou quanto será investido, mas a Vale prefere que seja perto de suas operações, que estão concentradas em Minas Gerais, Pará e Maranhão. O setor siderúrgico, que usa carvão em fornos, é responsável por cerca de 8% das emissões globais de carbono. A ideia é reduzir esse impacto usando HBI e fornos elétricos, o que diminui significativamente as emissões.