O Adeus Hermano! Messi se despede da Argentina com legado histórico
A partida da Argentina frente a Venezuela, nesta quinta, deve ser a despedida de Lionel Messi da sel
Já com a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 garantida, a Argentina, com 35 pontos conquistados, encara nesta quinta-feira (4), às 20h30 (horário de Brasília), no estádio Monumental de Núñez, pela penúltima rodada da competição.
A partida, em casa, possui um ingrediente de despedida para cerca de 80 mil argentinos que prometem lotar o estádio do mandante River Plate, e claro, para os fãs do futebol moderno. O motivo: Lionel Messi. O craque argentino anunciou que esta deve ser sua última partida pela seleção no país.
O comandante da Argentina, Lionel Scaloni, falou sobre a possibilidade da despedida de Messi, durante a última coletiva antes da partida, nesta quarta-feira (3). “Se é verdade que será o último jogo dele aqui, então vai ser especial. Mas vamos tentar garantir que amanhã não seja seu último jogo aqui. Seguramente, não será”. Scaloni não conteve o choro ao falar do ex-companheiro de equipe e agora comandado.
Os números argentinos
Um dos maiores nomes da história do futebol mundial, Messi definitivamente atingiu uma marca incontestável com o seu país de origem. Com 20 anos completados pela Argentina em agosto de 2025, Messi é o maior artilheiro da seleção com 112 gols e 61 assistências em 193 partidas disputadas, somando um aproveitamento de cerca de 70%. Entre as conquistas de títulos: uma Olimpíada (2008), duas Copas Américas (2021 e 2024) e claro, o ápice, uma Copa do Mundo, no ano de 2022, título que reafirmou a hegemonia de “La Pulga” pela seleção.
Ao ensaiar uma derradeira saída anos atrás, Messi reconstruiu sua imagem ao não abandonar a Argentina e seguir perseguindo seus sonhos. As derrotas nas finais das Copas Américas de 2007, 2015 e 2016, a eliminação nas quartas de final da competição, em casa, no ano de 2011 e o vice da Copa do Mundo de 2014, pesaram nessa construção. Ídolo de uma geração, Lionel Messi passou a ser uma referência dentro dos elencos mais recentes e de uma legião de torcedores de diversos países que acompanham sua trajetória de duas décadas.
A partida entre Argentina e Venezuela, acontece às 20h30, pelo horário de Brasilia, válida pela penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa.