Dr. Pessoa terá contas votadas uma semana após filho depor em CPI na Câmara
Pessoinha, ex-presidente da Eturb foi ouvido na 'CPI do Déficit' nesta quarta-feira (03)A Câmara Municipal de Teresina deve iniciar na próxima quarta-feira a votação das contas do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD). O relatório da Comissão de Finanças foi favorável à reprovação do exercício de 2023, acompanhando parecer unânime do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou irregularidades também em 2021.
A análise será feita de forma separada, ano a ano. A primeira votação prevista em plenário será referente às contas de 2021, que haviam sido aprovadas pelo TCE com ressalvas. Na sequência, será apreciado o exercício de 2023, que recebeu parecer pela rejeição. Já as contas de 2022 ainda aguardam defesa, cujo prazo se encerra no dia 9 de setembro.
A Comissão de Finanças abriu prazo de 21 dias para que a gestão anterior apresentasse defesa sobre as contas de 2023, mas não houve manifestação por parte do ex-prefeito. Com isso, prevalece a posição do TCE pela reprovação.
De acordo com a legislação, a decisão final será dos vereadores em plenário. Caso as contas sejam rejeitadas, Dr. Pessoa poderá ficar inelegível.