TCE-PI comemora 126 anos e concede Medalha do Mérito a 18 personalidades
Medalha Jesualdo Cavalcanti reconhece nomes do Judiciário, política e sociedade civilO Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) celebrou, nesta quinta-feira (28), seus 126 anos de história com a entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcanti. A solenidade, realizada no plenário da Corte, reconheceu 18 personalidades que contribuíram de forma significativa para a gestão pública e o fortalecimento do controle externo.
Na abertura da solenidade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, destacou o papel da Corte no acompanhamento das políticas públicas e na aproximação com a sociedade.
“O Tribunal de Contas tem buscado cumprir sua missão, mantendo diálogo com a imprensa, com a população, com o controle social e com demais instituições. Nossa atuação vai além da análise de atos passados: acompanhamos também políticas em andamento, para que falhas sejam corrigidas a tempo. É uma nova forma de atuação do controle externo”, ressaltou.
Entre os homenageados deste ano, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, desembargador Téssio Torres, recebeu a medalha e falou sobre a relevância da honraria:
“É motivo de felicidade e responsabilidade receber a maior distinção concedida pelo TCE. A medalha carrega o nome do conselheiro Jesualdo Cavalcanti, que tive a honra de conhecer, o que torna o reconhecimento ainda mais especial”, afirmou.
Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, ressaltou a importância da homenagem e o peso histórico do Tribunal de Contas:
“É o primeiro tribunal de contas do país, então uma honraria nos enche de orgulho e também de responsabilidade. Muito grato a todos os conselheiros, que apresentaram a proposição de forma conjunta. A lembrança e essa distinção significam muito para mim.”
Criada em 2003, a Medalha do Mérito do TCE-PI passou a se chamar Conselheiro Jesualdo Cavalcanti em 2019, em homenagem ao ex-conselheiro.
- Neste ano, receberam a honraria:
- Marcos José Lopes Teixeira
- Simone Maria Bandeira Sousa
- Rayane Marques Silva Macau
- João Cláudio Moreno
- Raimundo de Araújo Silva Júnior
- Agrimar Rodrigues de Araújo
- Téssio da Silva Torres
- Arthur Rosa Ribeiro Cunha
- Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati
- Israel José Nunes Correia
- Daniel Carvalho Oliveira Valente
- Sérgio Idelano Alves Matos
- Marcos Patrício Nogueira Lima
- Bruno Camargo de Holanda Cavalcanti
- Iglésias Ribeiro
- Ednize de Oliveira Costa
- André Luiz de Almeida Mendonça
- Severo Maria Eulálio Neto