Ponte sobre o rio Parnaíba é inaugurada entre Piauí e Maranhão
Estrutura tem 122,65 metros de extensão e acessos pavimentados de 3,90 km
A ponte sobre o rio Parnaíba, ligando as cidades de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão, foi inaugurada nesta sexta-feira (05/09). A solenidade de inauguração contou com a presença dos ministros Renan Filho, dos Transportes, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; além do governador do Maranhão, Carlos Brandão.
A obra, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com recursos do governo federal, integra os acessos da BR-330, no Piauí, e representa um marco na infraestrutura rodoviária da região. Com investimento total de R$ 34,4 milhões, a ponte possui extensão de 122,65 metros e seus acessos somam 3,90 km.
A pavimentação dos acessos à ponte, no trecho entre Bom Jesus e Tasso Fragoso, alem da construção da ponte, cria condições favoráveis para o escoamento da produção agrícola, atração de novos investimentos e geração de empregos.
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destaca a importância da obra para o desenvolvimento regional. "É um dia de muita alegria para o Piauí, para o Maranhão e para o Brasil, com a entrega da ponte tão sonhada ligando Tasso Fragoso e os municípios piauienses de Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves. Essa integração fortalece a produção de grãos, algodão e gás, impulsiona o comércio e gera empregos. O desenvolvimento econômico é também um instrumento importante para a redução da pobreza", afirma.
O ministro também ressaltou a continuidade dos investimentos na região. "Já temos a comemoração da primeira parte da rodovia da soja concluída e agora aceleramos para concluir o trecho restante. Essa integração viária vai garantir ainda mais crescimento e oportunidades", explica.
Ribamar Bastos, diretor do DNIT, ressalta que a nova ponte é fruto de planejamento e execução responsável. "É uma obra importantíssima, muito aguardada pelos produtores do Cerrado piauiense. O interesse era tão grande que eles chegaram a manifestar vontade de construir por conta própria, mas o DNIT se antecipou, separou o projeto da BR-330, garantiu as licenças ambientais e realizou a obra dentro do prazo", explica.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a amplitude dos investimentos. "Já avançamos cinco quilômetros e temos mais 95 a concluir. Além disso, executamos estradas estratégicas, como a que liga São Domingos do Azeitão a Mirador, reduzindo em 150 quilômetros o trajeto dos caminhões. Isso representa economia nos fretes, menor custo de manutenção e mais dinheiro na mão dos produtores", explica.
Segundo Brandão, essas ações têm efeito direto no desenvolvimento regional. "Estamos praticamente atendendo todas as demandas do agronegócio, o que fortalece a economia e impulsiona o crescimento do Maranhão", ressalta.
José Santana, secretário do Trabalho, enfatiza que a nova ponte representa um marco para a economia regional. "Antes, todo o transporte de grãos dependia de balsa, o que limitava o escoamento da produção. Agora, com essa ligação terrestre, temos um ganho significativo para produtores e para toda a comunidade", explica.
O secretário destacou ainda os impactos diretos da obra. "Essa facilidade no transporte vai impulsionar a produtividade, reduzir custos logísticos e abrir novas oportunidades para os dois estados. É um presente que fortalece a integração entre o Piauí e o Maranhão", afirma.
Francisco Costa, deputado federal pelo PT do Piauí, ressalta a relevância da obra para os dois estados. "Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a sensibilidade do presidente Lula, que não deixou faltar recursos para a execução da ponte. Destaco também o empenho do governador Rafael, do governador Brandão, da bancada federal e dos ministros Renan Filho e Wellington Dias, além do senador Marcelo e dos deputados presentes. Todos prestigiaram um momento que representa desenvolvimento e integração", afirma.