Cerâmica Serra da Capivara leva arte piauiense a grandes mercados nacionais
Fábrica de Coronel José Dias fornece peças para a Tok&Stok e Masp, unindo cultura e desenvolvimentoA Cerâmica Serra da Capivara, localizada em Coronel José Dias, completa 31 anos como um dos maiores símbolos da tradição artesanal do Piauí. Inspirada nas pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, a fábrica transformou a riqueza cultural da região em peças que conquistam espaço em grandes mercados nacionais. Hoje, seus produtos estão presentes em redes como a Tok&Stok e no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
De acordo com o diretor Marcos Oliveira, a parceria com a Tok&Stok é consolidada e garante estabilidade para a produção local, com entregas mensais. Já o Masp mantém compras periódicas, a cada dois meses, levando a arte piauiense a diferentes públicos. Para Oliveira, o reconhecimento é resultado da dedicação em agregar valor à cerâmica por meio da cultura. “É muito gratificante trabalhar com cerâmica e saber que nosso trabalho é reconhecido em todo o Brasil. Não só produzimos cerâmica, mas agregamos valor a ela ao incorporar a arte rupestre da Serra da Capivara. Estamos ajudando a divulgar o parque e nossa cultura através das peças”, destaca.
A fábrica produz cerca de 10 mil peças por mês, entre utilitários e objetos decorativos que reproduzem as figuras rupestres. Com mais de 60 funcionários, sendo 41 artesãos, a cerâmica também movimenta a economia local, gerando empregos diretos em áreas como loja, escritório e embalagem.
O processo de fabricação é totalmente artesanal e envolve etapas que vão desde a preparação da argila até a pintura e queima das peças a 1.240 °C. Essa técnica garante qualidade, resistência e identidade cultural aos produtos. Mesmo após a perda de nomes importantes em sua trajetória, como a administradora Girleide Oliveira e a arqueóloga Niède Guidon, a Cerâmica Serra da Capivara mantém vivo o legado de valorizar o patrimônio cultural da região, ao mesmo tempo em que fortalece o desenvolvimento econômico de Coronel José Dias.
Com informações de: Piauí Negócios