Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Prefeitura de Pedro II proíbe cadeiras durante Festival de Inverno e gera polêmica

A medida, que afeta diretamente a experiência do público, dividiu opiniões nas redes sociais
Municípios em Foco

Às vésperas do Festival de Inverno de Pedro II, a Prefeitura divulgou as regras de acesso aos locais de shows e eventos, entre elas a proibição de cadeiras, mesas e coolers grandes. A medida, que afeta diretamente a experiência de parte do público, dividiu opiniões nas redes sociais.

Foto: Mikéias di Mattos / Conecta PiauíFestival de Inverno de Pedro II
Festival de Inverno de Pedro II

O evento será realizado nas praças Domingos Mourão Filho e Deputado Milton Brandão, e a proibição de itens que, em edições anteriores, eram comuns entre os frequentadores, já gera debate. Para alguns, a medida dificulta o conforto de quem pretende assistir às apresentações por mais tempo, enquanto para outros, a ausência de cadeiras e mesas facilitará a circulação e melhorará a mobilidade no espaço.

Entre os argumentos contra a regra, frequentadores relaram a dificuldade de permanecer no local, sem a possibilidade de descansar devido ao dia extenso de festival. A polêmica ganha mais debates devido a famílias e, possivelmente, idosos não terem acesso ao mobiliário no Festival de Inverno.

De acordo com publicação nas redes sociais do evento, estão proibidos: cadeiras de qualquer tipo (inclusive banquinhos e cadeiras de praia), mesas, garrafas de vidro, dispositivos de laser, caixas de som, paredões, drones não autorizados e objetos cortantes. Coolers só serão permitidos se forem pequenos ou médios e não tiverem rodinhas.

A prefeitura afirma que as regras já eram estabelecidas em edições anteriores e estão respaldadas no Decreto Municipal nº 197/2025. O texto estabelece uma faixa de domínio público de três metros em pontos específicos das ruas Corinto Andrade, Domingos da Silva Mourão e João Benício da Silva, o que restringe o uso do espaço público por parte de estabelecimentos, ambulantes e até food trucks cadastrados.

Comente