SEMTAS promove Encontros com Mulheres do PAIF em São Raimundo Nonato
Os encontros foram marcados por acolhimento, trocas de experiências, aprendizado e reflexõesNos dias 18 e 19 de setembro, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realizou encontros especiais com mulheres acompanhadas pelo PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, nas unidades do CRAS I, no bairro Santa Luzia, e do CRAS II, no bairro Aeroporto.
Os encontros foram marcados por acolhimento, trocas de experiências, aprendizado e reflexões sobre saúde emocional. A programação incluiu dinâmicas participativas e momentos de autocuidado, reforçando a importância de cuidar de si mesma como parte essencial da valorização da vida.
As atividades dialogaram diretamente com a Campanha Setembro Amarelo, destacando que pedir ajuda é um ato de coragem e fortalecimento pessoal, além de incentivar práticas de apoio mútuo entre as participantes.
Para a primeira-dama e secretária da SEMTAS, Talita Ribeiro, iniciativas como essa têm um significado especial:
“Cuidar das famílias é algo muito importante para mim, pois a família é a base de tudo. Às vezes, pequenos gestos e simples ações podem transformar ou até salvar uma família em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.
Além de oferecer apoio, os encontros se consolidaram como um espaço de diálogo e escuta ativa, fortalecendo vínculos entre as mulheres e promovendo práticas de cuidado consigo mesmas e com suas famílias.
O que é o PAIF?
O PAIF é um serviço da Proteção Social Básica, ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Seu objetivo central é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e garantindo o acesso a direitos fundamentais.
Por meio de encontros, atividades coletivas e acompanhamento contínuo, o PAIF contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo apoio, orientações e oportunidades de fortalecimento comunitário.