Edinho Silva diz que 'entende' voto de deputados do PT a favor da PEC da Blindagem
Ele ainda ressaltou que o PT foi o partido que mais deu voto contra a propostaO presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou nesta sexta-feira (19) que a orientação do partido aos deputados federais da sigla era de votar contra a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, chamada de PEC da Blindagem. Porém, entende a motivação dos 12 parlamentares que os levaram a votar a favor da proposta.
Com o objetivo central de derrubar a PEC da Anistia, justificou Edinho Silva, os parlamentares se posicionaram naquele momento votando a favor da PEC da Blindagem. Ele ainda ressaltou que o PT foi o partido que mais deu voto contra a PEC, totalizando 53 votos.
"Mas eu também entendi o posicionamento dos doze deputados [...]. Derrotar a anistia é central para todos nós no Partido dos Trabalhadores. E com essa orientação, vários parlamentares nossos avançaram no diálogo com as lideranças da Câmara, no sentido de colocar como eixo central a derrota da anistia. E, claro, quando o Partido se posicionou, alguns parlamentares já tinham avançado no diálogo. E quem conhece a dinâmica do Parlamento, quando o parlamentar se compromete com uma posição, é muito difícil depois recuar, porque muitas vezes esse compromisso acaba sendo público. Mas os parlamentares que votaram. Eu digo assim, eles se posicionaram naquele momento, votando a favor da PEC, eles queriam, tinham como objetivo central, derrotar a anistia", explicou o presidente.
O dirigente foi contundente ao destacar que o objetivo do PT ainda é derrubar a PEC da Anistia. Edinho Silva está em Teresina para cumprir agenda.