Empresário do setor imobiliário é preso suspeito de aplicar golpes em Teresina
O investigado usava a própria imobiliária como fachada para os golpes milionáriosA Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta quinta-feira (04/07), o empresário Altair Ricardo Marques Coutinho, proprietário da R. Coutinho Imobiliária, em Teresina. Ele é investigado por uma série de crimes de estelionato relacionados à compra e venda de imóveis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido por equipes da Segunda Delegacia Seccional – Divisão 1 (antigo 7º Distrito Policial).
Segundo a investigação, Altair se apresentava como corretor de imóveis e usava a própria imobiliária como fachada para os golpes. Ele oferecia casas e terrenos afirmando que estavam quitados ou firmava contratos com valores pré-definidos. Após fechar o negócio, revendia o mesmo imóvel para outras pessoas, recebendo os pagamentos de forma integral e assegurando que a documentação estava em ordem.
O esquema só era descoberto quando as vítimas constatavam que os imóveis estavam com dívidas pendentes ou sequer haviam sido quitados. Em alguns casos, antigos proprietários também eram prejudicados, pois não recebiam os valores prometidos.
De acordo com o delegado Adalberto Paulo, responsável pelo caso, o empresário repetia a prática com frequência, deixando um rastro de prejuízos. “As vítimas, ao procurarem a imobiliária ou o próprio, não conseguiam encontrá-lo, e o estabelecimento estava frequentemente fechado. A Polícia Civil iniciou as investigações após receber uma denúncia anônima em 29 de maio de 2024. A partir das informações obtidas, a equipe de investigação localizou o homem em seu endereço, onde o estelionatário se encontrava”, relatou.
As apurações revelaram que Altair possui um histórico criminal extenso, somando 39 procedimentos policiais em seu nome, dos quais 10 inquéritos estão diretamente ligados a crimes de estelionato. A polícia destaca que, inclusive em investigações recentes de 2025, foi identificado o mesmo modus operandi.