PM resgata 17 filhotes de jabutis mantidos ilegalmente em cativeiro em Altos
A ação ocorreu após uma denúncia anônima da criação irregular dos animais silvestres no localA Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), resgatou 17 filhotes de jabutis que eram mantidos ilegalmente em cativeiro no município de Altos. A ocorrência aconteceu na tarde da segunda-feira (15/09), em um centro de recreação, após denúncia anônima.
De acordo com a corporação, uma equipe do BPA foi enviada ao local e constatou a criação irregular dos animais silvestres no local, prática que configura crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98. O responsável foi identificado como M. de M. O. L.
Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), onde passarão por avaliação e cuidados necessários.
O BPA lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o autor.
A comandante do batalhão, tenente-coronel Josilene, reforçou que a unidade segue atuando no combate a crimes ambientais.
“Manter animais em silvestres em cativeiros sem a devida autorização é um crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que é a lei 9.605 de 98, a pena de detenção de seis meses a um ano em multa, que pode ser aumentada se o animal for espécieira ameaçada de extinção ou se houver outras circunstâncias agravantes. Além da punição criminal e administrativa, a posse legal de animais selvagens afeta o bem-estar do animal e o equilíbrio de todo o ecossistema”, destaca.