Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Autoridades destacam importância da Educação para eficiência energética e preservação ambiental
Redação

Nesta sexta-feira (12/09), Teresina foi palco de mais uma etapa da agenda nacional da Blitz ONEE — ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), considerada a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro. A mobilização aconteceu em dois momentos em uma escola estadual e outra municipal.

Foto: Conecta Piauí
Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Pela manhã, o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona norte da capital, foi a primeira unidade de Teresina a receber a Blitz ONEE. À tarde, às 14h, a mobilização chega à rede municipal, na Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, no bairro Esplanada.

O evento conta com a presença de Sandoval Feitosa, Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do diretor institucional da Abradee, Felipe Starling, do presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e a secretária de Educação em exercício de Teresina, Irene Lustosa.

Viviane Faria, superintendente de Ensino da Seduc, explica que a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética amplia a tradição do Piauí em competições estudantis. “Essa é mais uma oportunidade de integrar a Seduc Olímpica, trazendo para os estudantes reflexões sobre sustentabilidade, uso consciente e eficiência energética. A Olimpíada alia teoria e prática de forma lúdica, permitindo que os jovens aprendam mais sobre o tema e levem esse conhecimento para a vida. Em 2024 conquistamos 50 medalhas de ouro e nossa expectativa é superar esse número neste ano, mantendo o protagonismo dos alunos do Piauí”, ressalta.

Foto: Conecta Piauí
Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Daiane Matos, líder de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, ressalta que a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é aberta para escolas públicas e privadas, envolvendo alunos do 8º e 9º ano. “A proposta não se limita ao conteúdo em sala de aula, mas busca incentivar hábitos sustentáveis que os estudantes levarão para a vida. A Olimpíada utiliza a gamificação para tornar o aprendizado interativo, com inscrições abertas até 30 de setembro no site da ONEE. Além de medalhas, professores e alunos podem conquistar prêmios importantes, e nossa expectativa é que o Piauí alcance o primeiro lugar, já que na última edição ficou em segundo”, destaca.

Foto: Conecta Piauí
Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Rodrigo Torres, superintendente executivo da Seduc, ressalta que a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética fortalece a conscientização dos estudantes sobre o uso responsável da energia. “O Piauí já é referência em energias renováveis e limpa, e levar essa pauta para dentro das escolas amplia a formação dos alunos. Temos cursos técnicos voltados para o setor e, ao mesmo tempo, ações que estimulam a consciência sobre reduzir gastos desnecessários e utilizar a energia de forma eficiente. Assim como em outras competições estudantis, acreditamos que nossos alunos terão grande participação e destaque também nessa Olimpíada”, afirma.

Foto: Conecta Piauí
Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destaca que a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética tem como foco formar cidadãos mais conscientes. “Nosso objetivo é trabalhar com os jovens para que entendam a importância de economizar energia elétrica, preservando o meio ambiente e ajudando no orçamento das famílias. Além do aprendizado, os estudantes e professores têm acesso a prêmios, reconhecimento e até projetos de eficientização para as escolas. O campeão piauiense participará da etapa nacional em Brasília, com todas as despesas pagas, e pode alcançar ainda mais conquistas. Por isso, incentivamos que pais, professores e alunos se engajem e participem até 30 de setembro”, reforça.

Foto: Conecta Piauí
Teresina recebe etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Leia também