Piauiense Carlos Brandão toma posse como ministro do STJ

Ele passa a ocupar a vaga deixada pela ministra Assusete Magalhães, aposentada em janeiro deste ano

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, natural de Teresina, assumiu nesta quinta-feira (04/09) o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Ele passa a ocupar a vaga deixada pela ministra Assusete Magalhães, aposentada em janeiro deste ano.

A solenidade de posse reuniu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, além do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e de diversas autoridades do Judiciário e da política nacional.

Mais cedo, o novo ministro participou de uma missa em ação de graças na Catedral de Brasília. Sua nomeação havia sido oficializada no Diário Oficial da União no dia 20 de agosto, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e escolha em lista tríplice definida pelo Pleno do STJ em outubro do ano passado.

Foto: Reprodução
Piauiense Carlos Brandão toma posse como ministro do STJ

Trajetória

Carlos Brandão é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ingressou na magistratura federal em 1997, depois de atuar como promotor de Justiça e procurador da República. Em 2015, foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), onde desempenhou funções em turmas, sessões e comissões, além de coordenar projetos voltados à cidadania, como o programa Casas de Justiça e Cidadania.

Casado há 36 anos com a médica Aura Denise Brandão, o novo ministro é pai e avô, e mantém atuação acadêmica como professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Leia também