Justiça cassa prefeito e vice de São João da Serra e determina novas eleições
Segundo as investigações, a chapa teria se beneficiado do uso de recursos e do maquinário públicoA Justiça Eleitoral da 47ª Zona de Altos cassou, nesta quinta-feira (18/09), os mandatos do prefeito de São João da Serra, Joãozinho Manu (PSD), e do vice-prefeito Francisco Alves Lima. A decisão também determinou a realização de novas eleições no município. A decisão determina novas eleições, que deverão ser convocadas pela Justiça Eleitoral nos próximos dias. As informações são do jornalista Gil Sobreira, do portal GP1.
A sentença foi resultado de uma ação movida pelo Diretório Municipal do MDB, que apontou irregularidades durante a campanha de 2024. De acordo com a decisão, o prefeito e o vice foram condenados por abuso de poder político e econômico, além de prática de conduta vedada.
Segundo as investigações, a chapa teria se beneficiado do uso de recursos e do maquinário público durante o processo eleitoral. Provas apresentadas pela acusação comprovaram a utilização da estrutura da prefeitura em favor da candidatura de Joãozinho Manu.
Além da cassação dos mandatos, os dois políticos foram declarados inelegíveis por oito anos e condenados ao pagamento de multa.
A eleição de 2024 em São João da Serra foi marcada por forte disputa. Joãozinho Manu venceu com 2.928 votos (50,4% dos válidos), contra 2.882 votos (49,6%) do candidato Aécio Almeida, do MDB.