Piauiense vence etapa nacional do Desafio Mundial de Operadores Cat
O Desafio é uma competição que valoriza profissionais fundamentais para setoresO piauiense Luanderson Patricio de Sousa, de 32 anos, natural da cidade de Altos, foi o grande vencedor da etapa nacional do Desafio Mundial de Operadores Caterpillar Cat (Global Operator Challenge 2025–2026), promovido pela Sotreq. A final brasileira aconteceu no último sábado (13), na fábrica da Caterpillar em Piracicaba-SP, reunindo os melhores operadores de máquinas do país.
Luanderson superou outros 14 finalistas e garantiu a primeira colocação após disputar provas práticas com carregadeiras, escavadeiras, retroescavadeiras e minicarregadeiras, que testaram técnica, precisão e segurança no manuseio dos equipamentos. Em segundo lugar ficou Elder Correia e, em terceiro, Paulo Henrique Maia.
A conquista rendeu ao operador piauiense a classificação para a etapa latino-americana, marcada para o dia 25 de outubro, também em Piracicaba. Caso vença, Luanderson será o representante do Brasil na grande final internacional, em março de 2026, em Las Vegas (EUA), durante a CONEXPO-CON/AGG, maior feira da construção da América do Norte.
Da infância ao título nacional
Apaixonado por máquinas desde criança, Luanderson conta que começou a operar ainda aos 10 anos, ao lado do tio. Aos 19, concluiu um curso de operador em Teresina e seguiu carreira na construção civil. Em 2025, participou da etapa regional em São Luís-MA, ficando em segundo lugar, até conquistar a vitória inédita na final nacional.
“Sou muito grato à Sotreq e à Caterpillar por valorizarem o trabalho dos operadores. Conhecer a fábrica foi a realização de um sonho. Me arrepiei ao ver de perto a preocupação da empresa em oferecer conforto e tecnologia dentro das máquinas. Isso mostra que pensam em quem está no dia a dia operando, atrás do volante. Fico muito agradecido!”, comemorou o campeão.
Reconhecimento aos profissionais
O Desafio Mundial de Operadores é uma competição que valoriza profissionais fundamentais para setores estratégicos como infraestrutura, construção civil, mineração e agronegócio. Nesta edição, mais de 2 mil pessoas se inscreveram em todo o Brasil, e 75 chegaram às provas práticas nas etapas regionais, realizadas em Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Goiás e São Paulo.
Para o diretor de Desenvolvimento de Mercado da Sotreq, Ricardo Geraldi, a iniciativa fortalece a valorização da categoria:
“É um evento super rico, que nos permite interagir com profissionais extremamente qualificados, que conduzem equipamentos de alta qualidade com técnica e dedicação. Foi emocionante ver o nível dos competidores”, afirmou.
Além do troféu de campeão nacional, Luanderson recebeu kit exclusivo e o passaporte para representar o Brasil na próxima fase da competição.