Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Ministério Público investiga discriminação contra aluno autista em escola no Piauí

O caso envolve a negativa de permanência da criança mesmo após a efetivação de sua matrícula
Redação

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento administrativo para investigar uma denúncia de discriminação contra um aluno autista em uma escola de Parnaíba, pertencente a uma organização educacional. O caso envolve a negativa de permanência da criança mesmo após a efetivação de sua matrícula.

A investigação será conduzida pela 4ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, por meio da Portaria nº 05/2025, publicada no Diário Eletrônico do MPPI. O órgão apura a suposta prática do crime previsto no artigo 88 da Lei nº 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que proíbe qualquer forma de discriminação contra

Foto: ReproduçãoMinistério Público de Parnaíba
Ministério Público de Parnaíba

pessoas com deficiência, inclusive em instituições privadas de ensino.

Na decisão, o promotor Antenor Filgueiras Lôbo Neto destacou que a Constituição Federal garante prioridade absoluta à proteção da criança e do adolescente, assegurando-lhes dignidade, respeito e convivência comunitária. “A existência de indícios mínimos de materialidade e autoria justifica o aprofundamento investigativo, diante da gravidade e da possível repercussão social e legal do caso”, afirmou.

Como parte das medidas iniciais, foi determinado o envio de ofício à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Parnaíba, requisitando a abertura de uma Verificação Preliminar de Informação (VPI), que deverá ser concluída em até 20 dias úteis. O prazo para a conclusão do procedimento administrativo é de um ano, podendo ser prorrogado.

VEJA A PORTARIA:

Foto: ReproduçãoPortaria do MPPI
Portaria do MPPI

Comente