Cartão-postal de Teresina, mirante da Ponte Estaiada segue fechado há 2 anos
Prefeitura alega não ter recursos para manutenção imediata do principal ponto turístico de TeresinaO principal ponto turístico de Teresina e cartão-postal da cidade, a Ponte Estaiada, conhecida pela deslumbrante vista do alto do mirante, está parada há cerca de 2 anos por falta de manutenção nos elevadores.
Em entrevista, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (SEMDEC), Sávio Normando, ao ser questionado sobre a demora na retomada das visitas ao mirante, explicou que a prefeitura não tem recursos para a manutenção imediata dos elevadores. Segundo ele, os problemas nos equipamentos são anteriores à gestão de Sílvio Mendes, e empresas especializadas afirmam que apenas a compra de novos elevadores resolveria a situação.
"Infelizmente, no momento, a Prefeitura não dispõe dos recursos necessários para resolver o problema de forma imediata. E qual é a solução? A compra de dois novos elevadores. Ao assumirmos a gestão, realizamos uma visita logo no segundo dia e identificamos o problema. Os elevadores não estão parados há apenas 11 meses, mas há quase 24 meses. A empresa que realizava a manutenção anteriormente não tinha condições de continuar o serviço. Entramos em contato com várias outras empresas do setor. Inicialmente, sugeriu-se realizar uma manutenção nos equipamentos existentes para que voltassem a funcionar. No entanto, após contato com empresas especializadas na venda de elevadores, todas foram unânimes ao afirmar que o ideal é a substituição dos equipamentos por dois novos elevadores, tanto pela funcionalidade quanto, principalmente, pela segurança", disse.
Ainda de acordo com Sávio Normando, há previsão de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) de cerca de R$ 1,5 milhão para a aquisição dos novos equipamentos. No entanto, não há sequer uma data definida para a reabertura do mirante. A expectativa da SEMDEC é que os elevadores sejam comprados até o fim deste ano.